MUNICÍPIO DE LOURES
Escolha feita pelo facto de ser um centro periférico em grande expanção :
Câmara Municipal de Loures
http://www.cm-loures.pt/
Enciclopédias digitais: entradas sobre Loures
http://pt.wikipedia.org/wiki/Loures
Cultura em Loures
Destaca-se uma das maiores festas da cidade que é o CARNAVAL DE LOURES, em fevereiro.
programa sugestivo :
Programa Provisório
Dia 21 Fevereiro 2009
- 21h30 Recepção aos Reis do Carnaval Saloio de Loures 2009
Local: Largo 4 de Outubro – Loures
- 22h00 Baile de Apresentação dos Reis do Carnaval
Local: Pavilhão do Quartel dos Bombeiros Voluntários de Loures
Duração: 4 horas
Dia 22 Fevereiro 2009
- 14h30 Desfile Carnavalesco com 15 carros alegóricos e cerca de 1000 figurantes
Local: Principais ruas da Cidade de Loures
Duração: 3 horas
Dia 23 Fevereiro 2009
- 22h00 Baile Trapalhão
Local: Pavilhão do Quartel dos Bombeiros Voluntários de Loures
Duração: 4 horas
Dia 24 Fevereiro 2009
- 14h30 Desfile Carnavalesco com 15 carros alegóricos e cerca de 1000 figurantes
Local: Principais ruas da Cidade de Loures
Duração: 3 horas
Dia 24 Fevereiro 2009
- 21h30 – Cortejo fúnebre de Enterro do Carnaval Saloio de Loures 2009
Local: Principais ruas da Cidade de Loures
Duração: 1,5 horas
- 23h00 – Leitura do Testamento do Rei Momo e Fogo de Artificio
Local: Parque da Cidade - Loures
Duração: 1 hora
http://www.carnaval-loures.com/http://www.cinemateca.pt/anim.asp
Segurança e Protecção
http://www.bv-loures.pt/ e http://www.cm-loures.pt/ProteccaoCivil.asp
Turismo em Loures:
> Turismo
Turismo Estratégias de Promoção - Turismo de Qualidade
Uma Actividade em Expansão Novas Unidades Hoteleiras
Eventos - Actividades Turismo Activo - Da Terra, ao Ar e à Água
Roteiro Turístico
Loures - Uma zona de turismo surpreendente.
A articulação entre a herança saloia, o património paisagístico e construído, as festividades e os equipamentos de lazer fazem da «Zona de Turismo de Loures» (criada em 1999) um destino irresistível.
Conheça a riqueza etnográfica, paisagística, histórica, arqueológica e cultural que Loures tem para lhe oferecer.
Síntese de um passado essencialmente rural e de um presente dominado quer pelo desenvolvimento económico quer pelo crescimento demográfico e requalificação do território, Loures foi evoluindo como um concelho de contrastes.
Paisagens urbanas e industriais, recortadas por uma rede viária moderna, marcam a zona oriental.
Aldeias e vilas saloias, terrenos agrícolas e zonas verdes selvagens, por sua vez, pintam de outras tonalidades a parte norte.
Loures é, então, a soma desta coexistência equilibrada, com as tradições e identidade de um povo de raízes saloias e com as acções de valorização do nosso património.
http://www.cm-loures.pt/aa_Turismo.asp
http://www.lifecooler.com/Portugal/natureza/JardinsdoPalaciodoCorreioMor http://gam.org.pt/index_ogrupo.html/membros/rmloures
ANMP - Associação Nacional dos Municípios Portugueses: dados sobre Loures
http://www.anmp.pt/anmp/pro/mun1/mun101w3.php?cod=M2670
INE - Instituto Nacional de Estatística (dados por município)- Estatísticas territoriais ( seleccionar: 1º unidade territorial "Loures"; 2º indicadores (10 de cada vez) e 3º visualizar e gravar quadro)
http://www.ine.pt/bddXplorer/htdocs/printable.jsp?id=c1c0071b30d8d1b4dfe9c93342559cfd871c18adb604&lingua_cd=PT
Municipio de Loures :
Loures é uma cidade portuguesa no Distrito de Lisboa, região de Lisboa e subregião da Grande Lisboa, com cerca de 26.300habitantes.
É sede de um município com 160,37 km² de área e 199 061 habitantes (2001), subdividido em 18 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Arruda dos Vinhos, a leste por Vila Franca de Xira e pelo estuário do Tejo, a sueste por Lisboa, a sudoeste por Odivelas, a oeste por Sintra e a noroeste por Mafra.
Geografia:
O concelho compreende duas cidades: Loures (elevada a cidade em 9 de Agosto de 1990) e Sacavém (elevada a cidade a 4 de Junho de 1997) e sete vilas: Bobadela, Bucelas, Camarate, Moscavide, Santa Iria de Azóia, Santo António dos Cavaleiros e São João da Talha.
O município está dividido em três grandes áreas: a rural, para o norte (compreendendo a Lousa, Fanhões, Bucelas, Santo Antão do Tojal e São Julião do Tojal); a urbana, a sul (Frielas, Loures e Santo António dos Cavaleiros); e a industrializada, a oriente (Apelação, Bobadela, Camarate, Moscavide, Portela, Prior Velho, Sacavém, Santa Iria de Azóia, São João da Talha e Unhos).
História:
Em 10 de Outubro de 1833 travou-se nos campos de Loures um combate entre os exércitos liberais e miguelistas com a vitória dos primeiros. O concelho foi criado por Decreto Real de 26 de Julho de 1886, na sequência da extinção do concelho de Santa Maria dos Olivais. Em 19 de Novembro de 1997, sete freguesias do sudoeste do concelho secederam para formar o concelho de Odivelas.
Actualmente, existe um movimento que defende mais uma divisão do concelho, centrado em torno da cidade de Sacavém, defendendo a criação do concelho de Sacavém, formado pelas dez freguesias da zona oriental do actual concelho de Loures. Não é um movimento novo, datando já desde a implantação da República, mas ganhou novo fôlego com a criação do concelho de Odivelas.
Está actualmente em discussão uma alteração de limites que colocariam toda a área do Parque das Nações dentro do Concelho de Lisboa, formando a Freguesia do Oriente. Tal alteração representaria a diminuição do território das freguesias de Moscavide e de Sacavém, mas é defendida pelos habitantes e organizações do Parque das Nações, de forma a existir uma só estrutura administrativa nesse bairro (que, funcionalmente, pertence à cidade de Lisboa).
Na história de Loures, é também de destacar o facto de aqui, a implantação da República ter precedido em um dia o resto do país: foi no dia 4 de Outubro de 1910 que os republicanos de Loures proclamaram o estabelecimento do novo regime, nos Paços do Concelho.
